segunda-feira, 2 de maio de 2011

Capacitação de Professores

EEFM JOSÉ LEOPOLDINO DA SILVA FILHO

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA


CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES/2011


OFICINA: Aplicativos Educacionais LINUX Educacional 3.0


PÙBLICO ALVO: Professores do Ensino Fundamental e Médio


DURAÇAO: 2 horas


PERÌODO: dia 24/02


EMENTA: Aplicativos Educacionais LINUX Educacional 3.0(demonstração do Keduca)

Apresentação dos portais educativos e ferramentas virtuais de comunicação.


METODOLOGIA: A oficina visa a construção do conhecimento com a utilização dos aplicativos educacionais do LINUX Educacional 3.0.


JUSTIFICATIVA DA OFICINA: Concebida na metade do século passado e permanentemente em atualização, a computação vem sendo a tecnologia predominante em nossa era. O computador esta integralmente presente na cultura moderna e é o principal motor do crescimento econômico do mundo. Ele é capaz de produzir, reproduzir e transmitir mensagens em diferentes códigos e canais. A presente oficina proporcionará aos professores uma melhor utilização dos aplicativos do LINUX.


OBJETIVOS:


Geral:


  • Promover a inclusão digital dos professores usando o software livre.


Específicos:


  • Familiarizar o professor com a utilização de recursos básicos de computadores (sistema operacional linux educacional), internet e outros recursos de Tecnologia Educacional.

  • Capacitar o professor para a utilização do software Keduca.


RESULTADOS ESPERADOS:


Sensibilização dos professores para o uso do laboratório de informática em suas aulas.

Que o professor reserve dentro do seu planejamento mensal pelo menos uma aula para ser aplicada no laboratório de informática.



Professores Responsáveis: Herbert Castro e Marizan Pereira

Nove dicas para usar bem a tecnologia

O INÍCIO Se você quer utilizar a tecnologia em sala, comece investigando o potencial das ferramentas digitais. Uma boa estratégia é apoiar-se nas experiências bem-sucedidas de colegas.

O CURRÍCULO No planejamento anual, avalie quais conteúdos são mais bem abordados com a tecnologia e quais novas aprendizagens, necessárias ao mundo de hoje, podem ser inseridas.

O FUNDAMENTAL Familiarize-se com o básico do computador e da internet. Conhecer processadores de texto, correio eletrônico e mecanismo de busca faz parte do cardápio mínimo.

O ESPECÍFICO Antes de iniciar a atividade em sala, certifique-se de que você compreende as funções elementares dos aparelhos e aplicativos que pretende usar na aula.

A AMPLIAÇÃO Para avançar no uso pedagógico das TICs, cursos como os oferecidos pelo Proinfo (programa de inclusão digital do MEC) são boas opções.

O AUTODIDATISMO A internet também ajuda na aquisição de conhecimentos técnicos. Procure os tutoriais, textos que explicam passo a passo o funcionamento de programas e recursos.

A RESPONSABILIDADE
Ajude a turma a refletir sobre o conteúdo de blogs e fotologs. Debata qual o nível de exposição adequado, lembrando que cada um é responsável por aquilo que publica.

A SEGURANÇA Discutir precauções no uso da internet é essencial, sobretudo na comunicação online. Leve para a classe textos que orientem a turma para uma navegação segura.

A PARCERIA Em caso de dúvidas sobre a tecnologia, vale recorrer aos próprios alunos. A parceria não é sinal de fraqueza: dominando o saber em sua área, você seguirá respeitado pela turma.

Fontes: Adriano Canabarro Teixeira, especialista de Educação e tecnologia da UFRGS, Maria de Los Dolores Jimenez Peña, professora de Novas Tecnologias Aplicadas à Educação Da Universidade Mackenzie, e Roberta Bento, diretora da Planeta Educação.